quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Brasil é realmente uma piada. E de péssimo gosto!

Li hoje na internet que as contas dos integrantes do grupo de comédia 'Cia. Melhores do Mundo' haviam sido bloqueadas judicialmente depois de uma piada envolvendo uma Universidade. WTF???

Ao que tudo indica, a Universidade Tiradentes (UNIT), de Aracaju/SE, acionou a Justiça após ter sido citada (de maneira a prejudicar a imagem da instituição e aumentar a bilheteria do espetáculo, segundo seus advogados) numa das apresentações do grupo em 2007. A faculdade teria pedido R$200.000,00 de indenização por danos morais, mas a juíza Bethzamara Rocha Macedo considerou o valor abusivo e determinou a multa em R$ 10.000,00. Como o pagamento não foi efetuado no prazo estipulado, ela mandou bloquear a conta de oito integrantes do grupo. Que beleza, não?

O Brasil é um país tido como bem-humorado, mas prova, cada vez mais, o quanto é ultrapassado e hipócrita. É justo condenar uma piada e deixar solta toda essa corja lá de Brasília? É justo bloquear contas e deixar o Renan Calheiros (logo ele!) como membro do Conselho de Ética do Senado? Isso, por si só, já é piada. E das boas!

Não estou aqui para discutir se humor tem limite ou não - até porque isso já é outra história e renderia uma discussão bem polêmica. Na minha opinião, humor tem que ter limite sim (como tudo na vida), mas não é todo mundo que concorda com isso - e, enfim, cada um tem sua própria opinião a respeito. Nego quer fazer piada, zoar, tirar um sarro? Tudo bem, faça do jeito que quiser – afinal, estamos numa democracia, não é mesmo? Mas acho que tem que agüentar o tranco se alguém se sentir prejudicado e resolver acionar a Justiça. Ué Bia, mas você não acabou de dizer que achou um absurdo essa história de bloquear contas? Sim, achei e continuo achando. O que quero dizer é que tudo, sempre, tem dois lados. Da mesma maneira que o cara se acha no direito de fazer piada de determinada pessoa, lugar, acontecimento e etc, a pessoa, a instituição e o que quer que seja, pode se sentir no direito de reclamar. Claro que há casos e casos, situações e situações. Mas toda ação gera uma reação. Simples assim.

Neste caso específico acho que não houve intenção real de prejudicar a tal Universidade. Foi piada pela piada mesmo. Acontece que nem sempre é assim. Tem gente que se esconde sob o pretexto do humor para humilhar, espezinhar, diminuir os outros. E o que tem de gente babaca nesse meio não tá escrito! É nessas horas que o bom senso deve prevalecer.

O que me deixa mais indignada nisso tudo é que, para algumas coisas, a Justiça neste país anda que é uma beleza. Para outras é como se ela nem existisse. Até quando, Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que achou?