sábado, 7 de abril de 2012

E com vocês, 5 a Seco!


Esqueça todo e qualquer pré-conceito de boa música executada por promissores caras. Esqueça os rostinhos bonitinhos ou aquela já manjada pretensão de romper com aquilo tudo o que você está acostumado. Concentre-se apenas na idéia de boa música popular brasileira contemporânea executada, ainda que de forma aparentemente despretensiosa, por um quinteto paulistano. É aí que entra o 5 a Seco.

Formado por Tó Brandileone, Vinícius Calderoni, Pedro Altério, Léo Bianchini e Pedro Viáfora, o 5 a Seco é um belo exemplo de que a música brasileira ainda consegue surpreender e se reinventar. Em menos de três anos – a banda foi criada em 2009 e contava com Dani Black, hoje substituído por Léo – eles lotam as casas de espetáculos por onde se apresentam, com ingressos esgotados com semanas de antecedência e arrebatam milhares de fãs e simpatizantes por onde passam. Na casa dos vinte e poucos anos, os meninos inovam ao fugir do convencional – não existe um líder ou vocalista principal – todos cantam, tocam, escrevem as letras, criam as melodias. Em cima do palco figuram cinco e talentosos protagonistas. Num formato intimista e com uma presença de palco incríveis, eles revezam-se nos vocais e instrumentos durante o show. Show, diga-se de passagem, muito bem montado. De cenário simples (que conta apenas com varais iluminados que servem de apoio para a troca dos instrumentos) a apresentação emociona, impressiona, alegra, contagia. Com músicas ora alegres e divertidas (exemplo de Gargalhadas, Feliz pra Cachorro e Se toca), ora mais sentimentalistas (tais como Pra Você Dar o Nome, Mesmo Quando a Boca Cala e Deixe Estar) ou ainda as que falam do cotidiano e suas relações (como Tempo Morto, Ou Não, Abrindo a Porta e Vou Mandar Pastar), o show surpreende e supera as expectativas pela alta qualidade musical – seja pelas letras elaboradas (tem cada pedrada!), seja pelos arranjos e melodias tão bem exploradas e executadas. A verdade é que os caras, além de ótimos cantores, são também excelentes e respeitados músicos.

Um grupo onde o talento individual contribui para que o talento coletivo seja harmônico, coeso, afinado, refinado, único. Um grupo criativo, inventivo, diferente, instigante, viciante, vitorioso. Um grupo que tem a calma e a serenidade do Vinícius, o charme e as caretas do Léo, a simpatia e o alto-astral do Altério, a educação e a meiguice do Tó, a alegria e o carisma do Viáfora. Apaixonei.

Desejo-lhes mais sorte, mais sucesso, mais conquistas, mais desafios. Vida longa! E muita música, sempre!

Da mais nova fã e integrante da ‘Família A Seco’,
Bia

Da esquerda para a direita: Pedro Altério, Léo, Tó, Pedro Viáfora e Vinícius

PS: Pra quem quiser conhecer mais o trabalho do grupo, segue o link para o site deles: http://www.5aseco.com.br/

2 comentários:

  1. Adorei! :)

    Dá uma olhada:
    http://scrittoraria.blogspot.com.br/2012/03/os-meninos-incriveis.html

    ResponderExcluir

E aí, o que achou?