Tá um pouquinho grande, mas vale a pena:
Meu nome é Najlla, sou estudante, faço cursinho pré-vestibular, aspirante à médica... Oba! Resido no interior de São Paulo. Para ser sincera Rafael, quando resolvemos escrever para você fiquei muito empolgada. E agora perdi as palavras, quero dizer: como dizer algo que realmente seja interessante e importante a uma pessoa tão especial?
Rafa será muito legal você cobrir a copa para o CQC na África, não só como experiência, mas também com tudo o que você poderá aprender e conhecer, novas culturas, religiões, línguas, chega a ser engraçado como tudo é tão diferente, é um outro continente! Viu como eu fico empolgada facilmente?
Já que as minhas idéias estão mais mortas do que o cachorro que eu atropelei por acidente... Tenha uma boa viagem, ótimas experiências, e aproveite bem! Aposto que será ótimo para sua carreira e lembranças, além de ser super interessante para o CQC, e como você mesmo disse, é muita responsabilidade. Mas você se dará muito bem, eu acredito no seu talento, as músicas estão ótimas! Com esses dedos mágicos você poderia até tocar harpa. Enfim, parabéns mesmo Rafael pelo seu esforço e talento, espero que tudo o que desejar, aconteça. De coração, te desejo tudo de bom!
Najlla Latif
Americana - SP
Quando a Bia me pediu para escrever algo sobre Rafael Cortez, me assustei. Seria a primeira vez, em 32 anos de vida, que iria me comportar como "fã". Falar de alguém que eu não conheço, que não me conhece...
Mas que de alguma forma, e acho que essa é a parte mais interessante de todo esse processo, é que o cara está tanto em exposição que acaba fazendo parte da vida de quem o assiste, se tornando referencia mesmo, e não só para fãs mais empolgados, mas também para um bando de jornalistas, como eu. É inevitável, em mesas de bar ou na redação, sempre estamos comentando sobre alguma matéria bem feita, uma sacada bacana numa entrevista, uma palhaçada, e até o oposto. Fazendo críticas vorazes.
Eu gosto, admiro, me divirto muito com os personagens "Rafael Cortez", mas me perguntei se isso seria suficiente para falar qualquer coisa mais interessante sobre ele ou se eu não acabaria, numa empolgação de jornalista que sou, fazendo uma crítica ao humor na televisão brasileira ou um texto piegas sobre "porque Rafael Cortez se tornou alvo de minha atenção". Não, não chegaria a tanto?
Só que, depois dos 30, as coisas mudam. A vida fica mais divertida, o sucesso e o reconhecimento por anos de trabalho suado chegam, parece que somos acometidos por uma nuvem de sabedoria profunda, e descobrimos que podemos ser ou fazer o que quisermos, porque afinal, tudo é muito efêmero. Também tem o outro lado. Exercícios físicos se tornam prioridade, as contas a pagar parecem que se duplicam, são necessários dois dias, pelo menos, pra se recuperar totalmente de uma noitada...
OK, isso é super piegas, mas aos 32 eu me permito ser piegas, sem problema algum!
Mas o melhor é saber - e reconhecer - exatamente o que é bom. E não ter qualquer pudor de assumir isso. Eu ADORO o Rafa do CQC, o Rafa do stand-up, o Rafa "Loreno", mas me encanta mais ainda o Rafael Cortez músico. O cara manda bem!
Estudei violão por 10 anos, popular e erudito. E me entreguei a cada pedacinho dele. Até o dia que, sem explicação lógica nenhuma, nos afastamos (parece ridículo, mas é assim mesmo que acontece!). E nos afastamos por mais uma penca de anos. Há pouco tempo, nos reaproximamos e hoje, devagarinho, voltei a estudar violão erudito. Muito disso vem de um texto que você escreveu no seu blog, - e que recebi de um amigo por acaso - onde descrevia com detalhes, e bem melhor do que estou fazendo aqui, a relação músico-instrumento. Me identifiquei verdadeiramente.
Felizmente, tive a oportunidade de falar sobre isso com vc em uma festa de amigos em comum, na Kitsch Club, numa rápida conversa. E aqui posso fazê-lo de novo. Valeu, Rafa!
Sigo aqui torcendo pelo seu projeto de musica. Sobre cobrir a Copa na África? Vai ser incrível, ralação, mas você tira de letra.
Boa sorte! Beijo!
Daniella Haidar
São Paulo/SP
Rafael de Faria Cortez,
Bom...Falar de uma pessoa tão especial como você não seria tão difícil assim. Mesmo que eu não te conheça muito bem pessoalmente, já me mostra o quanto você é forte nas palavras, carinhoso e sempre com uma pontinha de humor... Isso te torna a PESSOA MAIS LINDA DO MUNDO! Ter uma pessoa tão importante assim do seu lado é tão bom... Mais como faz quem não te tem por perto? Quem apenas te segue nas suas palavras, pensamentos, fotos, musicas? Como eu? Ah, não tem diferença, pois isso só deixa o meu amor por você mais FORTE e VERDADEIRO...
Te conheci por uma bagunça de planos que pensei que nunca iria dar certo, tive problemas com tudo isso quando fui te ver, mas consegui... Sonho realizado... Foi um momento tão importante (como você leu no meu blog... rs).E levo esse momento sempre comigo, no meu pensamento, no meu coração...
Achei engraçado uma coisa... Conheci uma pessoa (a Bia Anchieta) através de tudo isso, por você... Uma amiga, uma irmã muito especial que eu jamais pensaria que existisse... Ela gosta de você tanto quanto eu, sem mais nem menos... Achei muito legal isso, você unindo pessoas, rs.
E só de pensar que esse amor todo começou por uma simples admiração com você no CQC...
Seu jeitinho alegre e carinhoso encanta qualquer pessoa, virei sua fã no mesmo momento em que
liguei a TV e te vi na Band... São coisas que de repente acontecem e você nem percebe e fica/marca, e que tem vezes que dói de tristeza e ao mesmo tempo pula de alegria... Mais quem é que ama sem sofrer? Quem é que ama sem sorrir?
Bem... Quero te desejar uma boa viagem para a África, boa sorte lá... E sei que vai dar tudo certo e você vai quebrar tudo nas matérias, porque você é FODA!
E obrigada por fazer parte da minha vida. E pode acreditar que vai demorar muito pra sair...Ou talvez nem exista a palavra ''demorar'' nesta frase.
Eu te amo!
Maah Monteiro
Ribeirão Preto – SP
Como tudo começou...
Certo dia (julho de 2008) um programa de TV me chama a atenção, diferente do que já tinha visto, muito interessante, engraçado, eis que surge você, Rafael Cortez!!! Não sei dizer muito bem o porque (seu jeito de falar, sua voz, o modo galanteador, suas expressões, seu ‘diasteminha’ (rs), mas o elegi como o ‘mais mais’ dos cqc´s!
Não sabia muito sobre você, passei a te seguir no twitter e a cada mensagem sua, me deixava mais curiosa. Entrei no seu blog, li sobre querer uma gravadora e pensei como assim??? Entrei no seu site e começou a tocar músicas lindas (estou ouvindo agora), li sobre seu trabalho, vi suas fotos, seus vídeos e me explica, o que é você tocando violão, ah meu Deus, além de tudo, um músico!!! ME APAIXONEI!
Quando postou sobre sua amiga, consegui imaginar tudo que escreveu, te vi como pessoa! E que pessoa linda!
Através de você, ou melhor, por causa de você, conheci a Bia e juro, não esperava encontrar tamanha simpatia! Conversando com ela, me fez sentir de alguma forma, mais perto de você! Que loucura, não? Conheci também as outras meninas e nos unimos de alguma forma! A vida é mesmo muito louca!
Não te conheço pessoalmente, mas acredito que oportunidades virão. Enquanto isso eu fico aqui, sonhando com esse tão esperado dia. Você bem que podia ajudar né, e vir pras bandas de Araçatuba City fazer seu show (traga o Loreno, ele vai gostar da Terra do Boi, rs).
Te curto muitooo e cara, você é talentosíssimo!!!
É muito difícil transmitir tudo que sinto, mas estou tentando. Fico imaginando o que se passa na sua cabeça com tudo isso, saber que tem milhares de fãs atrás de você! Sinceramente, eu teria um pouco de medo. Nós somos boazinhas tá?
Agora que você vai ficar um tempo longe das terras brasileiras, te desejo muita sorte, um ótimo trabalho e que se divirta, aposto que vai lembrar dessa viagem forever! World Cup é pra poucos bem! Estarei te assistindo pra saber das novidades e, por favor, não esqueça do seu twitter senão ficaremos loucas de preocupação!
“A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo. E então eu soube: pertencer é viver.” (C.L.)
Te amo.
PS: Não vá brincar com a fita crepe como seu amigo Loreno fez!
Bruna Babler Igreja
Araçatuba - SP
Deu para perceber o quanto você é presente e importante na vida das pessoas, Rafael?
Uma simples menção sua de um texto meu (aquele da relação ídolo-fã) no Twitter me fez conhecer essas quatro meninas incríveis. Cada uma morando num canto do estado de SP, de idades, sonhos e vidas tão diferentes...E uma única paixão em comum: a admiração por você e pelo teu trabalho (ganhei até uma irmã caçula perdida no interior, né Maah?!).
Tu é uma pessoa muito especial. E posso afirmar isso com toda a certeza do mundo. Por tudo aquilo que eu já vivi, senti e ouvi nesse tempo todo. Meus motivos e minhas razões para tamanho carinho são inúmeras e você sabe disso.
Desejo que essa viagem à África seja inesquecível – e certamente será. Cobrir uma Copa do Mundo não é pra qualquer um...A responsabilidade é grande (e como!) mas você, como excelente profissional que é, dará conta do recado. Estaremos todas aqui na torcida! Mas se cuide, tá? Quarenta dias é muito tempo para o nosso querido golfinho ficar longe...Boa sorte querido!
Essa foi a forma de agradecimento que encontramos por ter 'nos unido' de alguma forma. É pequena e singela, mas foi a nossa maneira de dizer 'muito obrigado' por tudo de bom que você nos proporciona.
Te adoramos!
Beijos e boa viagem!
Najlla, Dani, Maah, Bruna e Bia