domingo, 10 de outubro de 2010

E viva a música clássica!

Hoje tô aqui pra falar um pouquinho de música clássica. Não sou fã ardorosa desse tipo musical, mas têm algumas composições que são lindíssimas; transmitem uma calma e trazem paz para a alma. Às vezes a melhor coisa é passar uma tarde inteira ouvindo esse tipo de música!


Vou começar por 'Claire de Lune' do músico e compositor francês Claude-Achille Debussy (1862-1918). Essa música tem um quê de especial; me emociona toda vez que ouço. Na minha minha humilde opinião é uma obra-prima como poucas; uma verdadeira relíquia musical. Quase morri quando vi que ela foi escolhida para fazer parte da trilha sonora de 'Twilight' - é um dos temas do casal Bella e Edward. Não tinha escolha mais perfeita! Indico também 'Reverie', 'The girl with the flaxen hair', 'Valse romantique', 'Arabesque No.1' e 'La fille aux cheveux de lin'.


'Moonlight Sonata' (The Piano Sonata No. 14 in C ♯ minor - Quasi una fantasia, op. 27, No. 2) do compositor e pianista alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) também é lindíssima. Apesar do passar dos anos, ainda é uma das peças mais populares da música para piano solo da história. Linda! E as mundialmente conhecidas, 'Symphony No. 9 In D Minor - Ode To Joy' (Ode à Alegria), 'Fur Elise' e '5th Symphony' (saca a musiquinha do Enéas?).


O compositor, violinista, organista e cravista erudito (ufa!) alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) não poderia ficar de fora. Considerado um dos maiores nomes da música clássica e o melhor compositor do Estilo Barroco, Bach também faz parte da minha 'listinha' dos queridos. 'Aria', 'Jesus joy of man's desiring', 'Ave Maria' e 'Prelude No.1 in C major' são maravihosas e bastante conhecidas.


Por último, mas não menos importante, temos o compositor, instrumentista, professor de música e maestro austríaco, Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart (1756-1791). Dono de mais de 600 composições e um dos nomes mais importantes do Estilo Clássico, o cara merece respeito. Indico 'Greensleeves', 'Fantasy' e 'Eine Kleine Nachtmusik' (The Serenade No. 13 for strings in G major).


Existem ainda milhares e milhares de músicas clássicas lindas, mas não me lembro de todas agora - essas que citei aqui são as que mais gosto. É isso ai... Bia também é cultura, minha gente! (ainda que eu seja totalmente leiga no assunto! rs).


Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que achou?