terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A educação - ou a falta dela!

Uma atitude (aparentemente) boba me deixou pensativa hoje à tarde. Estava eu, toda feliz, vindo embora pra casa - depois de um dia inteiro de trabalho estressante - e aguardava calmamente o elevador chegar. Me distraí pegando o celular na bolsa e não vi quando ele parou no meu andar. A doce criatura que trabalha no MESMO escritório que eu e também aguardava o elevador, simplesmente entrou, apertou o andar em que desceria e foi embora. Caceta, custava me chamar ou segurar a porta para que eu também pudesse entrar?! Isso porque a pessoa trabalha comigo pelo menos 8 horas por dia, 5 vezes por semana! Imagina se nem me conhecesse!

Se tem uma coisa que me tira realmente do sério (entre outras, claro) é falta de educação. Não dar 'bom dia', 'boa tarde', 'boa noite', não dizer 'obrigado' e nem pedir 'por favor' é o fim. Não segurar a porta do elevador, não ajudar um senhor com as compras... Será que os pais dessas pessoas não os ensinaram a usar as 'palavras mágicas' para convivermos todos bem? Isso é tão básico que chega a ser RIDÍCULO!
Estamos tão preocupados com nossos problemas e fechados no nosso mundinho que não percebemos o quanto o uso dessas palavras e desses pequenos gestos está se extinguindo...Quando alguém faz algum tipo de gentileza a gente até estranha! Pensa que é pegadinha ou que a pessoa não bate muito bem das idéias!

Eu sei, esperar mais de 30 minutos numa fila enorme e justo na sua vez aparecer um idoso ou uma mulher grávida não é a melhor coisa do mundo; concordo. Todos vivemos numa correria frenética e temos mil coisas pra resolver...Mas será que vai cair um braço ou uma perna se cedermos nosso lugar na fila para essas pessoas passarem? Eu também serei mãe e ficarei velha um dia e espero sinceramente que os outros me façam esse tipo de delicadeza. Sempre ouvi dizer que gentileza gera gentileza. Conheço gente que diz 'ah, minha educação depende da sua'.Se for assim, haja lombo para agüentar tanta patada e troca de ferradura! Nossa educação deve prevalecer sempre, independente dos outros...Olho por olho, o mundo acabará cego!

Um comentário:

  1. Bia, tô contigo e não abro! Uma das coisas que MAIS me tiram do sério é a falta de educação e noção do mundo em geral hoje em dia. O Jorge Benjor diz em uma música que "prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém". Eu diria que BOM SENSO não faz mal a ninguém. Inclusive, se eu tivesse dinheiro e tempo de sobra, criaria uma ONG pelo bom senso. Porque tá foda viver nesse mundo.

    ResponderExcluir

E aí, o que achou?